Páginas

Anúncios:

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Entrevista com Luiz Carlos da Silva Matos Júnior o "Mangaka"



Olá pessoal, trouxe aqui uma matéria super interessante =)

Uma entrevista com o desenhista Luiz Carlos da Silva Matos Júnior (ou Júnior Silva pra ficar mais fácil), ele é um cara muito gente boa que eu conheci no orkut, e muito talentoso também, coloquei uma tirinha dele ai em cima para vocês terem noção disso ^^

Fiz uma entrevista bastante simples com ele e gostei bastante do resultado, confiram abaixo nosso bate papo descontraído e se possível deixem comentários sobre o que acharam deste post. Quem sabe ele no futuro não se torne um mestre dos mangás nacionais hehehe.


Q1 - Olá Mangaka, eu Amauri da Equipe do Blog MangáSlam tenho o grande prazer de fazer esta entrevista contigo, para que pudéssemos ter contato com um desenhista mais próxima da nossa realidade, o que você espera do mercado de mangás Nacional Baseando-se nos títulos nacionais, tais como Turma da Mônica Jovem, e os Lançamentos Nacionais da NewPop Editora?


R:Agradeço a oportunidade proporcionada pelo MangáSlam, quem trabalha com ilustrações e desenhos no Brasil precisa de divulgação tanto quanto uma planta, que necessita de água pra sobreviver. E sem dúvida a maior referência de quadrinhos que nosso país possui é Maurício de Sousa, soube manter a série de quadrinhos Turma da Mônica por anos sempre no mesmo nível. Soube ainda aproveitar a Tsunami de Mangás provocada lá atrás pela Conrad (que era motivo de piada para muitos na época) e deu uma sobrevida à turma com Turma da Mônica Jovem em 2008, um sucesso. Agora, depois de contagiar todo o mundo, os mangás trouxeram muitos e muitos fãs, era inevitável que começariam a brotar mangás de todas as partes do globo, isso fez até mesmo o Japão promover um prêmio para mangás estrangeiros - do qual participei em 2009. A NewPop está de parabéns pela iniciativa, espero que mais editoras sigam o exemplo e façam o mesmo, dêem um suporte, uma esperança de que é possível ter um mercado forte de quadrinhos nacionais, se com os games está dando certo, porquê não? Pessoal com vontade de fazer acontecer,isso eu garanto que temos de sobra.


Q2 -Para saber um pouco mais sobre seu trabalho, o que levou você a fazer mangás e qual as suas inspirações?

R:Posso dizer que o universo dos mangás me cativa. No mangá você vê um algo mais, que te mantém atento a uma história envolvente, te faz torcer por um personagem, compreender a maneira como ele se desenvolve, que alí naqueles traços há mais que nanquim, há um conjunto de valores e conceitos lapidados por um artista. Estranhei a cor preta nos mangás, até achava estranho quando comprei meu primeiro mangá. Mas com o tempo isso nem faz diferença, há quem diga que pode-se ver as cores, tamanha a afinidade do leitor com a história. Eu quero um dia poder expressar sentimentos e valores morais em meus desenhos, assim como se vê em um autêntico mangá.

Q3 - Você possui algum ídolo no mundo dos Mangakas? Se sim cite alguns deles ^^ 

R: Claro, tenho alguns guardados no meu armário de mangás, hehe. Pra começar, Akira Toriyama - Quêm?? Dragon Ball - , Masami Kurumada - Cavaleiros do Zodíaco - e o recente BAM dos últimos anos, na minha opinião, Hiroaki Samura - Blade: A Lâmina do Imortal - Pra não errar a grafia dos nomes dos outros, vou consultar nas capas... Megumu Okada - CDZ: Episódio G - , Minoru Arakawa - Full Metal Alchemist - , Yoshiyuki Sadamoto - Evangelion, interpretação melhor do que o anime - e um que ainda não possuo na coleção, já que o preço do mangá #01 é um tesouro... Eiichiro Oda - One Pice.

Q4 - (Merchandaising xD) Você toparia fazer alguns desenhos para o Blog? A nível de divulgação do seu trabalho?

R: Tenho uns tantos, vou escolher... ^^

Q5 - Agora indo mais para um lado pessoal, quando você começou e ler Mangás e Assistir animes? Influência ou interesse? ^^


R:Bom, é até engraçadopra mim lembrar... Na época em que eu cursava Mecânica Industrial no Senai de Canoas/RS, tinha que ficar esperando 1 hora até que viesse o ônibus para Gravataí todos os dias. Até que percebi que poderia ocupar meu tempo no shopping que fica atrás da parada de ônibus. Passei a ficar 50 minutos dentro da revistaria do shopping que até amizade fiz com os donos (no início achavam estranho um garoto todos os dias ficando um tempão lá, talvez fosse um ladrão haha). Foi assim que descobri Dragon Ball, e de fato fiquei decepcionado em gastar meu dinheiro com uma HQ invertida e sem cor. Depois que li, a estranheza foi sumindo ao mesmo que fui comprando o mangá sempre que um novo número chegava. Os animes foram consequência, uma coisa levou outra.

Q6 - Finalizando nosso primeiro contato, quais são seus planos para o futuro? Pretende seguir carreira no mundo dos desenhos?

R:Mesmo não transformando meus desenhos em uma fonte de renda, vou sempre me aperfeiçoar em meus quadrinhos e ilustrações, até mesmo trabalhando em uma área diferente. O que nunca vai mudar mudar é minha vontade de me aprimorar (a não ser que perca o tato das mãos ^^). Agradeço novamente a oportunidade e desejo sucesso a todos nós! E saúde também, porquê doente fica difícil fazer qualquer coisa^^ Abraço!


Espero que tenham gostado da matéria, apesar de eu e ele falarmos demais xD creio eu que saiu bacaninha!

Abraços a todos e tenham uma Ótima semana!!!

Por Amauri

Twitter: @amauripump

2 comentários:

  1. Amauri!
    AMEI a entrevista!
    Espero que mais para frente tenha outras *-*-*-*
    Acho muito legal mangá brasileiro!
    Mesmo não tendo muita divulgação, é bom ver que muitos brasileiros gostam da cultura japonesa!
    Sem dúvida quero mais entrevistas \o/
    Amei amei amei!
    Mil beijos,e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Olaaa
    nossssa
    ficou otima a entrevista ^^
    adorei o modo com o convidado Luiz se me permite
    se expressou ^^
    Parabens morao ^^
    Te amo e ate a proxia

    ResponderExcluir

Compartilhe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...